segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Conteúdos para elaboração do Seminário: Rádio e Educação

História da Rádio

A invenção do rádio é creditada ao inventor e cientista italiano Guglielmo Marconi, italiano, mas que foi patentiado pela cidade de Londres na Inglaterra.


O Pai do Rádio no Brasil

Conhecido como um dos principais antropólogos do Brasil, Edgard Roquete Pinto, "o pai do rádio" no País, demonstrou grande interesse em relação aos meios de comunicação, em especial ao rádio. Em situação embrionária no Brasil, Roquete previu imediatamente o seu uso como um difusor de cultura popular.

Rapidamenete, diante da concorrência surgida entre as emissoras, a evolução tecnológica ampliou-se e, na década de 30, os estúdios começaram a abrir as suas portas para o público. Rompia-se, então, o elitismo existente até então. [ A programação da rádio era voltada para a elite para a elite, não para a massa: com ópera, recitais de poesia, concertos, palestras culturais]

História da rádio no Brasil : http://www.radioclaret.com.br/port/historia.htm
Acessado em 29/10/07


A Rádio e a Educação

É cada vez maior o uso dos meios de comunicação com objetivos educacionais e de integração do cidadão à sociedade.

A rádio consegue levar a casa de todas as pessoas uma nova forma de transmitir informações, que é uma alternativa de comunicação, principalmente se comparado ao jornal impresso, haja vista que “o analfabeto sente dificuldades de integração e de exercer plenamente seus direitos de cidadão, em face de não saber ler nem escrever.”

A Rádio como meio de difusão da educação, surgiu através de projetos ligados ao Rádio e à TV, geralmente, num trabalho em conjunto. A tentativa era fazer com que os dois meios, efetivamente, fosse capaz de vencer as distâncias territoriais gigantescas do Brasil e exercessem um papel verdadeiramente educativo.

Projetos:

Centro Paulista de Rádio e Televisão Educativa/Fundação Padre Anchieta veiculam a programação educativa através da Rádio Cultura AM e FM. tanto a programação AM e FM são veiculadas de segunda a domingo, só que a primeira das cinco da manhã à meia noite.

Projeto Minerva, criado em 1970, veio atender aos anseios do governo militar brasileiro que, desde 1964, propunha mudança radical no processo educativo com a utilização do Rádio e da Televisão. Na concepção governamental, os meios eletrônicos ( Rádio/Televisão) solucionariam imediatamente os problemas educacionais existentes. Cogitou-se, então, a implantação de uma cadeia de Rádio e Televisão educativas para a educação de massa por meios de métodos e instrumentos não convencionais de ensino.

Alem de usar o rádio como meio de comunicação de massa para fins educativos e culturais, o Projeto Minerva visava atingir a pessoa onde ela estivesse para desenvolver suas potencialidades. Era voltado ainda, à divulgação e orientação educacional, pedagógica e profissional, inclusive à programação cultural de interesse das audiências. Seus programas se concentraram nas áreas do ensino supletivo e de educação de base.

Artigo: O papel educativo dos meios de comunicação. Monteiro, Claudia Guerra.
.http://www.ipv.pt/forumedia/3/3_fi3.htm, Acessado em 29/10/07.


Cada vez mais o rádio é utilizado em projetos de educomunicação (conceito de educação que reúne o uso da mídia e educação). Uma das experiências mais bem-sucedidas é o projeto "Rádio pela Educação", implementado em várias cidades do estado do Pará, com apoio do UNICEF. O projeto consiste em um programa de rádio veiculado três vezes por semana, produzido por alunos e professores.


Com seu apelo da fala direta com o público, o contato íntimo entre o ouvinte e o locutor, o rádio cria a oportunidade para uma identificação mútua com a população, integrando-se à rotina cotidiana do ambiente familiar da comunidade, com grande potencial de mobilização, divulgação e educação.
Assim, motivado pela cultura da oralidade em todo o Brasil, pelo seu grande poder de penetração nas áreas rurais - grande parte sem acesso a energia elétrica - e pelos custos mais baixos em relação a outras medias, o rádio é com certeza o principal meio de comunicação, justificando-se seu grande potencial de parceria pela educação.

A idéia do projeto foi unir um meio de comunicação, no caso o rádio, e a escola através de um programa de rádio e sua transmissão, um guia pedagógico e a capacitação dos professores. Utilizando músicas e textos nas sessões pedagógicas, que auxilia nos conteúdos de português e matemática, professores e alunos, a partir de suas realidades locais, vão definindo estratégias de ensino em suas escolas. Um dos pontos positivos do projeto é utilizar as peculiaridades locais em seus conteúdos programáticos, e dar visibilidade a professores e alunos bem como melhorar sua auto estima.
O Projeto é desenvolvido através do programa de rádio "Para Ouvir e Aprender" que tem 30 minutos de duração e é veiculado em dois horários, de manhã e a tarde, três vezes na semana, com várias sessões, cada uma com características próprias.

Alguns conteúdos da sessão da “Rádio pele Educação são:

Busca Ativa: é um estímulo direto ao professor e aos alunos para que monitorem conjuntamente toda a comunidade escolar, comprometendo-se em trazer de volta os alunos evadidos e ajudar aqueles em processo de evasão e repetência. São divulgadas experiências que estejam ajudando neste processo.

Sessão Sonho do Aluno: espaço onde o aluno fala o que pensa sobre educação, escola, professor, comunidade e de seus sonhos, seja através de entrevistas ou cartas.
Jornal Informativo: informe sobre eventos educacionais e culturais nas cidades e nas escolas, bem como divulga os resultados obtidos pelas escolas no combate a evasão escolar e repetência escolar.

Radionovela: personifica situações concretas, da rotina de vida dos professores, alunos e comunidades, apontando suas dificuldades e recomendando soluções possíveis, abordando temáticas de forma criativa para o processo de ensino-aprendizagem.

Correio Pedagógico: espaço aberto para os professores divulgarem comentários, sugestões e informações acerca de suas atividades e troca de experiências.

Correio dos Alunos: espaço onde são lidas as mensagens e cartas enviadas pelos alunos para, através do programa, trocarem experiências, informações e demandas das escolas, dando voz ativa aos estudantes.

Entrevista com Especialistas: leva à comunidade escolar informações técnicas, seguras e objetivas, sobre temáticas de importância para o melhor desempenho da escola, do aluno, do professor e da comunidade. Dentre os temas destacamos: LDB, direitos da criança e do adolescente, como evitar a gravidez, o que é AIDS, como evitar queimadas, manejar o lixo, entre outros.

Entrevista com Professores: dá voz e oportunidade aos professores para divulgarem seu trabalho rotineiro, trocarem experiências criativas e visibilizarem seu papel social.

Entrevista com Alunos: difunde a opinião dos estudantes, suas sugestões e críticas sobre a educação e a vida em geral em sua comunidade, gerando uma identidade imediata entre o programa e os alunos da rede municipal.

Debate: discute opiniões e desejos de alunos, professores, gestores do sistema de ensino e outros atores sociais dos municípios, para uma saudável polêmica, através da participação direta de todos e da troca positiva de sugestões para a superação das dificuldades e conquistar novos desafios.

Sessão de Leitura: leva para a sala de aula, o hábito de leitura, buscando alcançar não somente o aluno, mas também o próprio professor. As histórias passam a ser narradas pelos próprios moradores resgatando a cultura oral da região onde é desenvolvido o projeto.

Sessão Pedagógica: utiliza recursos criativos através de músicas, poesias, textos, histórias, entre outros, a partir dos quais o professor trabalha os conteúdos de português e matemática. Esta sessão encerra o programa com uma recomendação objetiva aos professores sobre como explorar o conteúdo apresentado no programa de rádio e acompanhado no Guia Pedagógico do Professor.

A comunidade também participa do projeto acompanhando o programa que faz parte da grade da emissora de rádio local. As organizações governamentais e não governamentais que trabalham com crianças, adolescentes, jovens, meio ambiente, saúde e cidadania, também participam com entrevistas e enviando cartas sugerindo novos temas para o programa.

Resultados obtidos

O projeto criou ainda o concurso "Criatividade é prêmio no Rádio pela Educação", onde as melhores cartas dos alunos e os melhores trabalhos pedagógicos dos professores a partir da utilização do programa "Para Ouvir e Aprender" são premiadas. A cada semestre são selecionados os melhores trabalhos educacionais de professores e as cartinhas dos alunos das duas cidades.
Em 2001, o Projeto Rádio pela Educação promoveu o Concurso "Nova Cara do Rádio pela Educação", onde alunos do interior de Belterra concorreram com desenhos. O trabalho vencedor foi impresso na Capa do Guia Pedagógico do Professor - 2001. Dessa forma, o Projeto Rádio pela Educação incentiva ainda mais a participação do público alvo no Projeto, bem como estimula e valoriza o trabalho do educador. No ano de 2001, o Projeto Rádio pela Educação ganhou o prêmio Itaú-Unicef na categoria "Formação Continuada de Professores e Produção de Material Impresso". Em 2002 dois novos municípios se dispuseram a utilizar a metodologia em suas escolas, Óbidos e Oriximiná, no Oeste do Pará.

Rádio pela Educação da midiativa: http://www.midiativa.org.br/index.php/midiativa/content/view/full/893

acessado em 29/10/07

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