sábado, 24 de novembro de 2007

RÁDIO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO



CARLEANE TELES DOS SANTOS


Resumo: o presente artigo tem como objetivo expor as contribuições significativas da união da rádio, sobretudo, a rádio comunitária com a educação; não como um recurso a mais no cotidiano escolar, mas como um desencadeador estruturante da prática pedagógica.

Palavras chave: rádio, rádio comunitária, educação.

1. Introdução

A rádio surge como instrumento de comunicação voltado à elite, com programas de ópera, recitais de poesia, concertos, palestras culturais. As transmissões eram possíveis graças a receptores caros e importados, o que fortalecia a utilização das rádios somente para pessoas com alto poder aquisitivo. Sua finalidade era cultural, educativa e altruísta.

Com o avanço tecnológico e as concorrências entre as emissoras, a rádio inicia um processo de expansão no Brasil. Nesse momento presenciamos um baixo custo de seus equipamentos, de sua transmissão e da produção de seus programas.

Esse avanço tecnológico contribui para que o acesso a rádio atingisse um maior contingente de pessoas, mas, também, foi significante para a existência das rádios comunitárias e, hoje, para a vinculação da rádio comunitária e a educação. Esse artigo pretende discutir essa união, sobretudo, pelo caráter que tem a rádio, como um elemento desencadeador da prática pedagógica.


2. Rádio Comunitária

Já que a rádio é um instrumento que tem uma recepção que abrange diferentes espaços e tempos, contemplando residências, locais de trabalho, espaços públicos, transportes, além de atingir pessoas residentes em locais distante da cidade, a rádio comunitária surge como mais um veiculo que fortalece a democratização da comunicação através da participação da comunidade, com programações que contribuem para a difusão da cultural regional.

“A rádio comunitária é um tipo especial de emissora de rádio FM, de alcance limitado a, no máximo, 1 km a partir de sua antena transmissora, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades. Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas idéias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.” (Ministério das Comunicações).

A rádio comunitária é um instrumento que permite o diálogo político – democrático da comunidade, refletindo sobre questões que influenciam o seu dia-a-dia.

“A rádio comunitária deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais; noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população.” (Ministério das Comunicações)

Como um espaço que colabora para o desenvolvimento social local, as rádios comunitárias vêm promovendo programas que permitem ao ouvinte torna-se um receptor-produtor. Essa prática faz-nos lembrar um dos objetivos da educação que é o exercício pleno da cidadania. Uma pessoa só exercer a sua cidadania a partir do momento que a mesma intervém na realidade em que vive e, essa intervenção precisa ser de maneira consciente, capaz de modificar, significativamente, a sociedade. A educação tem como objetivo preparar o indivíduo para exercer, plenamente, sua cidadania. A rádio comunitária vem propiciando esse exercício no momento que abre à comunidade um espaço participativo. Nessa perspectiva a união da rádio comunitária e a educação permite e fortalece que o indivíduo, consciente do seu papel e função social perceba que os conhecimentos adquiridos na escola são vivenciados e reforçados no seu cotidiano. Toda essa ação converge para que a rádio exerça a função não, simplesmente, de um veiculo da comunicação e, sim, como uma dialética entre educação, lazer, cultura, informação e entretenimento, etc.

3. A rádio comunitária como desencadeador estruturante da educação

Sabemos que a educação é essencial para o progresso de um país e que uma nação só é verdadeiramente independente quando todos os seus cidadãos têm acesso a uma educação de qualidade, contudo, o índice de analfabetismo no Brasil ainda é muito grande, principalmente no interior do país.

A vinculação da educação com a rádio comunitária tem contribuído para reduzir essa realidade, haja vista que a rádio consegue atingir as pessoas residentes na zona rural, além do seu baixo custo. Programações com conteúdos transdisciplinares, entrevistas com professores e especialistas em educação, sessões de tira-dúvidas, debates, assuntos das disciplinas como: português, matemática, ciências, sessões com alunos e a comunidade. Todas essas questões objetivam levar à comunidade o ensino e, o mais enriquecedor é que esses conhecimentos são produzidos pela comunidade/escola através da sua rádio.


A rádio, através de projetos, vem apresentando resultados significativos que têm contribuído para mudar a realidade da educação brasileira. O que nos cabe perceber é a mudança da concepção da rádio não como um simples recurso a mais na prática pedagógica, mas como um desencadeador estruturante da educação, capaz de transformar a prática docente, em sala de aula e, mobilizar toda a sociedade.

4. Projetos entre Rádio Comunitária e a Escola

4.1. Escola Comunitária Amai Pró

Em vários locais do Brasil existem projetos das rádios comunitárias com as escolas da comunidade. Em Salvador, no bairro de Campinas de Pirajá, a Escola Comunitária Amai Pró é a primeira escola da rede municipal que possui uma rádio comunitária. Foram instalados alto-falantes no interior da escola e também na comunidade do entorno. Os responsáveis pela programação da rádio são os professores e alunos e, as transmissões,ultrapassam os muros do colégio oferecendo cultura, serviços, informação e, principalmente, cidadania à comunidade de Campinas de Pirajá. Esse projeto conta com o apoio da Fundação Palmares que está realizando ações culturais objetivando atender a Lei nº 10.639/03 que determina o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira nas escolas.

“O Projeto Rádio Palmares consiste na produção e distribuição de 32 programas radiofônicos e cinco spots para uma rede de 400 emissoras comunitárias de rádio, em todo o território nacional. A proposta é valorizar a cultura brasileira e resgatar a trajetória da raça negra no Brasil. São abordados por entrevistados e comentaristas especializados o apego às heranças culturais (rítmica, musical, religiosa e comportamental), as revoltas coletivas, as lutas individuais, os heróis e as datas comemorativas. Os spots produzidos para o Ano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (2005) estão sendo distribuídos também gratuitamente, através da Rádiobras, para 3.876 emissoras de rádio FM e AM em todo o território nacional.” (Secretaria Municipal de Educação e Cultura).

Observamos que a parceria entre a Fundação Palmares e a rádio comunitária da Escola Comunitária Amai Pró tem como um dos seus objetivos a difusão da cultura afro-brasileira, visando a valorização e o respeito à nossas origens, resgatando a memória afro-brasileira. Percebemos, também, a extensão que tem esse projeto, por meio da transmissão das programações da rádio para redes comunitárias em todo o Brasil, permitindo que todas as pessoas, mesmo aquelas que não estão na escola, possam conhecer e apreciar sua cultura de origem, independente do seu grau de instrução, haja vista que a rádio atinge a qualquer pessoa em qualquer espaço ou tempo.

Outro fator importante que tem o projeto é que o foco da rádio como instrumento de comunicação e um recurso a mais que auxilia o professor na sua prática docente é expandido para um elemento que permitirá que os alunos, sobretudo aqueles que estão participando da construção das programações, sintam-se mais envolvidos com os problemas sociais e raciais que vivenciamos. Esses alunos antes de irem para a emissora gravar precisam estar munidos de informações concretas e de alcance de todos, para poder então noticiá-las. Esse ato possibilita que o aluno experimente situações que, até aquele momento, ele só ouvia falar pelos seus professores, que estavam distantes de sua realidade e que pareciam coisas de outro mundo. Agora, eles estão vivenciando e tendo a possibilidade de estar interferindo nessa realidade – ato de um cidadão. Já para a comunidade, o projeto reforçará a participação e a atuação da mesma na escola, os pais e familiares visualizam as mudanças nos comportamentos dos seus filhos e sentem-se mais motivados para lutar por uma escola cada vez melhor e que atenda aos reais interesses da comunidade. Já para aquelas pessoas que não têm condições de estudar, percebem a rádio como mais um elemento significante e confiável para sua formação.


4.2. Rádio pela Educação

A rádio pela educação é um projeto que está sendo implementado em várias cidades do estado do Pará, com a parceria entre as secretarias de educação dos municípios e a Rádio Rural, com apoio do UNICEF. O projeto consiste em um programa de rádio veiculado três vezes por semana, produzido por alunos e professores.

Desde 1999, professores e alunos das escolas municipais de Santarém e Belterra, na região do Baixo Amazonas, no estado do Pará, estão utilizando o rádio como instrumento de educação em sala de aula.

O Projeto é desenvolvido através do programa de rádio "Para Ouvir e Aprender" que tem 30 minutos de duração e é veiculado em dois horários, de manhã e a tarde, três vezes na semana, com várias sessões, cada uma com características próprias.

A Idealizadora do projeto, Cynthia Camargo, numa entrevista para a Midiativa – que é uma associação civil sem fins lucrativos, formada por um grupo multiprofissional que atua nas áreas da Comunicação e da Educação – relatou a importância da vinculação da rádio na educação, enfatizando a contribuição que o mesmo dará ao exercício da cidadania, declarando o seguinte:


“A continuidade nesse processo de educação, informação e difusão de conhecimentos através do rádio, contribuirá cada vez mais para o exercício pleno da cidadania com conteúdos que subsidiem o desenvolvimento do senso crítico e a construção de novos valores nas comunidades escolares, a partir da experiência em sala de aula.”( Midiativa).

De acordo com a fala de Cynthia Camargo, nota-se a importância que tem um meio de comunicação quando usado a favor da educação. Uma pessoa, por mais simples que seja, possui em sua casa um radinho a pilha, e o grandioso nesse veiculo de comunicação é que esse pessoa poderá dizer que aquela programação foi feita por seu filho. O fantástico dessa afirmação é acreditar que todos somos capazes de modificar a nossa sociedade através de ações que considerávamos pequenas. Com certeza, um aluno que participa de um programa como os citados anteriormente, serão cidadãos críticos e reflexivos, que participarão das decisões da sua comunidade, que lutarão por uma vida mais justa e digna e por uma educação de qualidade para todos. E, diante desses fatos, não podemos, em hipótese nenhuma, pensar a rádio como mero recurso didático numa determinada aula e, sim, como um elemento desencadeador e estruturante da prática pedagogia, capaz de romper com paradigmas e modelos fixos da educação.


4. Conclusão

Observamos que com o avanço tecnológico as rádios foram sendo esquecidas, mas muitas iniciativas reforçam o caráter importante que tem o mesmo na educação, exercendo o papel transformador da prática pedagógica, além do que, hoje, já podemos ouvir as programações da rádio pela Internet. A união da rádio com a educação, sobretudo, no ensino escolar deve ter como objetivo promover a passagem da democracia representativa para a democracia participativa, que dará voz aos esquecidos e marginalizados. Com isso estaremos construindo cidadãos analíticos e reflexivos, capazes de se posicionarem, criticamente, diante de novos desafios, buscando sempre o melhor para si e para o mundo.






Referências:


Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Parceria entre a Fundação Palmares e a Secretaria Municipal de Educação- Primeira rádio comunitária em uma escola de Salvador inicia suas transmissões para a comunidade de Campinas de Pirajá.
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/noticias-modelo.php?cod_noticia=928
Acessado em 03/11/07

Ministério das Comunicações. Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica. Departamento de Outorga de Serviços.
http://www.mc.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=7879
Acessado em 14/11/07

MIDIATIVA. Rádio pela Educação atinge 35 mil alunos no Pará.
http://www.midiativa.org.br/index.php/midiativa/content/view/full/893
Acessado em 14/11/07




5 comentários:

Veronica Novis disse...

carley, gostei mt da sua postagem sobre o nosso tema para o seminario!! seu blog foi uma fonte de pesquisa! hehehe! bjocas

danita disse...

carleane adorei o seu artigo...muito bom...o aspecto q me intressou bastante foi a importância da rádio comunitária e particularmente falando a radio palmares, pois como a maioria das comunidades soteropolitanas tem a sua população predominantemente negra, discutir a lei 10.639 é colocar em pauta que nós negros temos direitos e os mesmos devem ser respeitados(ao contrário do q a sociedade elitista passa pra gente).
no mais seu artigo me serviu como inspiração... bjãoooo!

Thamyres disse...

é muito legal,,, parabens pelo seu artigo

Mari Sokolonski disse...

Amei seu artigo, bem esclarecedor e de linguagem simples. Sempre quis saber mais sobre as rádios comunitárias. Valeu pelo tema!

Stéfanie disse...

nossa carlinha tá show essa postagem sobre rádio! bem explicativa e de forma clara! muito legal saber que hj e cada vez existe profissionais que se empenham em educar de formas inovadoras tais como o uso de rádios! bjo